6 de outubro de 2011

Cabelos super coloridos



  Cabelos arco-íris
Vocês já devem ter percebido que o cabelo colorido está cada vez mais hype. Ele chegou às campanhas de marcas chiques, aos ídolos do pop, às passarelas e tudo! Cada vez mais eu encontro fotos de cabelos coloridos lindíssimos por aí e mais uma vez vou fazer um TUTORIAL PARA PINTAR CABELOS DE ARCO-ÍRIS. Espero que vcs curtam! <3




  • COMO FAZ PARA TER O CABELO COLORIDÃO ASSIM?
1) Descolorir os fios até atingir um loiro BEM clarinho (quanto mais claro mais bonita e forte fica a cor).
2) Lavar o cabelo e secar o excesso de água do cabelo.
3) Aplicar nos fios com pincel a tinta especifica para cabelos pintar cabelo com cores arco-íris (ou "cores fantasia") do mesmo modo que uma tinta de cabelo normal.
4) Deixar a tinta fixar por uns 40 minutos ou mais.
5) Lavar tudo com um shampoo com PH neutro ou baixo, usar um bom condicionador e se der, faça uma hidratação de salão daquelas caprichadas para a cor durar mais e o cabelo ficar mais saudável.



  • QUALQUER CABELO FICA COLORIDO DESSE JEITO?
Não! Quem tem o cabelo muito fino, muito escuro, muito ressecado e tiver passado por químicas e/ou alisamentos nem sempre aguenta o processo e acaba quebrando. A parte de descoloração detona bastante o cabelo, que precisa estar bem saudável pra dar conta do recado e não quebrar. O meu, por exemplo, é perfeito para fazer (obrigada, Deussssss!!!!!) porque eu tenho o couro cabeludo oleoso, os fios grossos, lisos e castanho-claros. \o/




  • O PROCESSO VAI DESTRUIR O MEU CABELO? 
A tinta em si nem é tão agressiva, o que realmente "estraga" o cabelo é o processo de descoloração, que afeta as camadas externas do fio (as cutículas, que são tipo umas escamas). 
Para conseguir chegar numa cor bem forte é necessário descolorir o cabelo até chegar num loiro clarinho e nessas o cabelo resseca tanto que pode chegar a quebrar. Por isso tenha muito cuidado!!! Procure um bom profissional, evite fazer em casa e caso tenha dúvidas faça uma mecha-teste.
De qualquer maneira, eu recomendo essas hidratações (tipo as que tem vários passos e são super-power) a cada duas semanas e um leave-in (tipo aqueles hidratantes em spray) e/ou silicone nas pontas todo dia. 

Evite: piscina, mar, água muito quente, muito sol (não esqueça o protetor de cabelo qdo for pra praia!), alisamentos (incluindo a chapinha), muito secador (nunca deixe ele muito próximo aos fios) e shampoos muito fortes (use um para cabelos ressecados ou coloridos). 


                                    

  • QUAIS AS DICAS PARA DEIXAR MEU CABELO MAIS BONITO?
Alimentar-se bem deixa não só o cabelo, mas também a pele linda! Capriche nas comidas com vitaminas A (leite, ovo, cenoura, mamão, couve, brócolis, tomate, manga, batata-doce, abóbora) e vitamina E (mamão, couve, brócolis, tomate, manga, batata-doce, abóbora, nozes, beterraba) e no Ômega 3 (peixe, castanhas, nozes, rúcula, azeite). Alimente-se bem! Vale a pena!!! E evite dietas radicais elas enfraquecem os fios e aumentam a queda dos cabelos!
Além disso: hidratação e evitar aquela lista que eu já falei (chapinha, mar, piscina, etc)



                                    

  • QUAIS AS DICAS PRA DESCOLORIR O CABELO?
Dica mais preciosa de todas: deixe o cabelo sem lavar durante pelo menos 3 ou 4 dias antes de descolorir. Pode parecer nojento, mas você vai agradecer depois. A descoloração ARDE! E se o couro cabeludo estiver limpinho e "sequinho" vai arder bastante (no inverno é pior). Se estiver protegido por uma camadinha de oleosidade natural, o incômodo é bem menor. Sem falar que é menos agressivo!
Se o seu cabelo é bem escuro e ainda assim você decidiu descolorir, procure fazer o processo em duas partes, ou seja, em dois dias diferentes para o cabelo sofrer um pouco menos. O ideal é dar um tempo de duas semanas e hidratar no meio tempo, assim você evita fios elásticos, porosos e quebradiços.


                                    

  • COMO É O PASSO A PASSO PRA DESCOLORIR O CABELO?
INGREDIENTES:
- 1 parte de pó descolorante (prefira os azuis que ajudam a deixar o cabelo menos amarelado)
- 2 partes de água oxigenada 30 volumes (confira o volume ideal para você com o seu cabeleireiro)
- Recipiente de plástico ou vidro (NUNCA de metal)

PROCESSO:
- Aplique com pincel a misturinha (que deve estar homogênea) sobre os fios e deixe até atingir o tom loiro claro.
- É preferível acompanhar com atenção e descobrir o tempo que leva para o seu cabelo chegar à cor do que eu te dar um tempo específico. Pra mim demora um pouco mais de 30 minutos (contando a partir da hora que finalizou a aplicação) mas cada cabelo reage de um jeito. Se o seu estiver demorando muito, coloque aquelas toucas térmicas para acelerar o processo. 
- Assim que estiver no tom de loiro desejado, lave com água morna (a fria fecha os poros e não deixa o descolorante sair por completo dos fios) e shampoo ant-resíduos. NÃO APLIQUE CONDICIONADOR! Ele vai impedir que a tinta fixe no seu cabelo!!!
- Seque um pouco o cabelo, só pra tirar o excesso de água (mas não deixe o secador muito próximo aos fios).

DICA: Comece sempre pela parte próxima à nuca e vá subindo até a franja. 





                                    

  • QUANTO TEMPO VAI DURAR A COR?
Honestamente? Pouco. As cores arco-íris (ou "fantasia") não fixam tanto quanto um castanho ou um ruivo, infelizmente, e cada vez que você lavar vai ver água colorida escorrer pelo ralo. Normalmente marcas gringas costumam ser durar mais no cabelo, mas são caras e difíceis de achar. Se tiver um amigo ou parente nos EUA peça pela Special Effects ou Punky Color e se ele estiver na Europa procure a La Riche Directions. Essas são as minhas favoritas! Tem cores lindas, são ótimas de aplicar e duram bem. 



                                    

  • COMO FAZ PARA A COR DURAR MAIS TEMPO?
Rá! Dica malandra: compre daqueles cremes hidratantes que você deixa agindo uns 4 minutos e coloque tinta dentro! Toda vez que você passar o shampoo vai sair um pouco da tinta, mas você vai repor na hora que aplicar o creme! ;)
Cada vez que você lavar o cabelo a tinta vai desbotar. Isso é regra! Se você usar um shampoo mais forte, ela desbota mais. Por isso procure um com PH neutro ou baixo, desses para cabelos ressecados e/ou tingidos. Caprichar na hidratação (condicionador e outros) ajuda bastante também! Evitar aquela lista que eu fiz lá em cima (sol, piscina, mar, etc) também ajuda!
Usar produtos de qualidade também ajuda. Às vezes o barato sai caro! :/



                                    

  • ESTOU MANCHANDO TUDO: MINHA FRONHA, MINHA TOALHA E O REJUNTE DO BANHEIRO! SOCORRO! MINHA MÃE VAI ME MATAR!!!
Eu já cansei de manchar toalhas e fronhas, mas com o tempo percebi que se está manchando é porque você (ou o cabeleireiro) errou em alguma parte do processo. Veja se você por acaso usou condicionador pra lavar o descolorante (não pode! ele "tampa" as cutículas e a tinta não fixa direito) ou se você está pecando na hidratação (um cabelo hidratado fica com as cutículas fechadas e a tinta "sai" menos) ou ainda se está tomando banho com água muito quente (ela também "abre" as cutículas, enquanto a fria "fecha").
Fazer um agrado pra mãe também ajuda, viu? Lavar a louça, levar os cachorros pra passear, se oferecer para ajudar com a janta costuma fazer as mamães pegarem bem mais leve com a gente, hahahha!!! xD~ 


                                    

 
  • COMO FAZ PRA FICAR COM ESSA COR PASTEL, TIPO ALGODÃO-DOCE?
Raramente a gente encontra uma tinta que tenha a cor pastel para vender. Precisa fazer uma misturinha de tinta (bem pouca) com creme hidratante. Mas... para dar certo o cabelo precisa estar MUITOOOOOOOO descolorido! Tipo quase branco mesmo! Mas é aquela história: veja se o seu cabelo aguenta, faça uma mecha-teste antes, porque é um processo BEM hardcore!  


                                    

  • EM QUAL SALÃO VOCÊ FAZ O SEU CABELO?
No NOVO ARTE. O dono de lá, Raul Carvalho, cuida do meu cabelo desde que eu tinha 6 anos!!! Aliás ele foi grande inspiração pra mim, afinal ele sempre foi todo tatuado, cheio de piercings e tinha o cabelo sempre colorido! x)

O NOVO ARTE fica na R. Fernando Albuquerque, 51 (quase na R. Augusta) em SP.


                                    

  • VOCÊ TAMBÉM PINTA A SOBRANCELHA, NÉ? 
Sim! Foi uma dica de uns amigos e eu acho super legal qdo a sobrancelha combina com o cabelo. Faz bem mais sentido! Mas POR FAVOR TENHAM EXTRA CUIDADO! Se cair tinta ou descolorante no olho você pode ficar cego! O lance é super sério!!! Só faça isso com um bom cabeleireiro sempre com a cabeça deitada para não escorrer!  


                                        

  • QUE COR VAI COMBINAR COMIGO?
Muita gente me pergunta isso e eu nunca sei muito bem o que responder... Acho que você precisa ir pro seu armário e ver qual a cartela de cores tem lá. Por exemplo, se você tem muita roupa cor de rosa talvez não deva pintar de rosa, pra não ficar monocromática demais. Quem tem o rosto muito rosado também pode querer evitar tons avermelhados (laranja, vermelho, rosa) para não deixar o rosto ainda mais rosa. Mas tudo é uma questão de gosto, cada um é cada um! Talvez seja bom conhecer um pouco melhor as cores para entender como elas funcionam...
Outra sugestão é pintar o cabelo digitalmente no computador e testar todas as cores!!! Eu já fiz isso várias vezes. :P~


Fonte:
TUTORIAL  MariMoon: 
E aqui estao alguns estilos de cores e dicas de tintas para você se divertir!!



Você pergunta....
E as blogueiras respondem!!
1 – Tenho o cabelo escuro e quero tingir com cores vivas como rosa, laranja ou azul. Por onde começar?
As tintas coloridas não são como as de farmácia e não contêm descolorante na fórmula. Para saber como essa lógica funciona, imagine pintar um papel da cor do seu cabelo com canetinha. Se for castanho escuro, a cor ficará um marrom avermelhado, por exemplo. Por isso, nesses casos, você precisará descolorir o cabelo. Como é um processo químico bem forte, é melhor procurar a ajuda de um profissional, pelo menos na primeira descoloração, para o efeito sair como você quer, sem surpresas.
2 – Quanto tempo a tinta dura no cabelo?
Depende do seu tipo de cabelo, da qualidade do seu descolorante e da tinta. Se os fios forem bem hidratados, a cor pode fixar mais tempo. A cor pode durar de duas semanas a um mês. Tudo depende da frequência com que você lava o cabelo. Considera-se, que a tinta leva cerca de 6 a 8 lavagens para sair.

3 – E quando eu enjoar?
Como os fios provavelmente estarão descoloridos (se você não for loira bem clara), a dica é tirar todo o tonalizante colorido com shampoos anti resíduos, hidratar BEM e achar um tonalizante com a cor original do seu cabelo. Tome cuidado com o espaçamento de tempo entre esses tingimentos, pois o cabelo fica fraco a cada química. Faça hidratações regulares e tratamentos de choque, pois quando descolorido o cabelo fica fraco, fino e quebradiço e até mesmo meio elástico. Você verá diferença após tingir novamente de um tom mais escuro.
4 – Manchar, sujar e desbotar: como pintar sem causar?
Pintar o cabelo em casa exige um pouco de jeito. E é claro que a tinta pode manchar roupas, toalhas… Por isso todo cuidado é pouco! Use vaselina ou um creme bem consistente para que a sua pele não fique manchada. Luvas também ajudam. Proteja também o banheiro ou o local onde você vai utilizar a tinta com algum plástico ou panos velhos. Nas lavagens diárias, tome cuidado com o banheiro e com a toalha que usar. Muitas tintas desbotam e mancham mesmo! Para evitar isso, use cremes e fixadores de cor, que ajudam a desbotar menos. E ah! Tomar chuva também pode fazer o cabelo desbotar, por isso ter um chapéu ou guarda chuva em mãos é uma sábia decisão. Tudo pela beleza, né?
5 – Posso usar chapinha, alisamento e babyliss no cabelo colorido?
Pode, mas o cuidado deve ser redobrado. Se você está tingindo e/ou descolorindo, a chapinha e outras ferramentas irão ajudar no ressecamento. Faça hidratações e use produtos poderosos, como óleos, leave-in, finalizadores e produtos à base de silicone. Se for fazer progressiva ou alguma química do tipo, faça logo após tingir. Assim as cutículas fecham, e a cor fica por mais tempo. Não faça o alisamento e depois pinte, pois assim o alisamento sai dos fios e a cor não pega direito. O processo tem que ser inverso.
6 - Onde comprar?
A maioria das tintas são vendidas em grandes lojas e perfumarias, mas dá pra comprar pela internet também, como neste site aqui. As tintas nacionais saem de R$16 a R$35, e as importadas podem chegar até R$55. O que vale a pena é procurar, experimentar e ver a nuance e a tinta que mais te agrada. O tempo que ela vai ficar e a aplicação também dependem de cada tipo de cabelo, portanto experimente e escolha a ideal.
Dicas de tintas gringas e nacionais:
Fizemos uma pesquisa super detalhada pra você, e pesquisamos as tintas com os seus prós e contras...


Escolhi algumas marcas para falar dos pontos negativos e positivos delas para vocês ^_^

Jeans Color (Vou usar essa *O*)
Positivo: Fácil de achar no Brasil,além de hidratar e as cores serem bonitas.
Negativo: Desbota fácil.E muitas cores prometem um tom e mesmo com a descoloração certinha,não cumprem.

Special Effects 
Positivo: Lindas cores,e dura bastante.
Negativo: Muito difícil de achar no Brasil.E para trazer dos EUA é uma burocracia desanimante.

Keraton Fashion Colors 
Positivo: Contém queratina,o que recupera um pouco o cabelo depois da descoloração.Além disso,você acha em qualquer perfumaria,e é bem barata.
NegativoDesbota que é uma beleza.Além disso,você tem que descolorir o cabelo até o talo pra a tinta pegar.

Manic Panic 
Positivo: Cores bonitas,na maioria das vezes.
Negativo: É uma tinta muito ‘de lua’,por isso,é difícil prever se vai durar ou não.E a raiz também corre o risco de ficar diferente.
Colory Xtreme 
Positivo: Muito fácil de se achar e dura mais do que a JC.


Negativo
Algumas cores não pegam.

Achei legal estes tutoriais abaixo e resolvi 

mostrar...Quem sabe não  os inspiram?








3 comentários:

  1. Adoro cabelos assim,quando eu estiver com uns 14 anos vou pintar o meu de azul XDa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Acho super lindo a iniciativa , adoro pessoas colors e sem medo de abusar .
      Já usei várias cores no cabelo , e não me arrependo,mas como eu sou loira fica bem mais fácil pra colorir .
      Att,
      Raphaella
      bjs!!!

      Excluir

Obrigado por comentar ;)